terça-feira, 16 de setembro de 2014

Coração em Vinte de Setembro

* * 





* * 


Vou antecipar meu 20 de Setembro porque meu coração está bombeando saudade. Só quem é gaúcho sabe o que digo. Como canta Vitor Ramil, nunca pensei que minha sina fosse andar longe do pago. Porém a vida tem suas razões e por algum motivo, que espero ser justo,  me trouxe para viver numa linda ilha, mas longe da minha gente.

Nessa época do ano meu coração, que é dado à alegria,  chora e se aperta. De onde eu vim aprendemos desde cedo nossa história,  que num país de liberdade negociada por patacas, manchamos o verde e amarelo da bandeira brasileira com sangue da nossa gente, por ideologia e valores nobres, pela liberdade, para poder comercializar nossa riqueza “salgada” sem  sermos explorados pela cobiça da coroa.

Lutamos pela liberdade dos escravos, pela justa tributação do charque e do couro, pelo interesse do nosso povo, não nos envergando às tropas imperiais, e isso é  só um exemplo de tantas lutas das quais não fugimos. Durante a Revolução Farroupilha construímos e afirmamos princípios políticos, culturais, econômicos, sociais e principalmente ideológicos que guiam os gaúchos até os dias de hoje. 

De onde eu vim as crianças são piás que entoam o hino Rio-Grandense antes mesmo de  aprenderem que a família real veio para o Brasil fugindo de Napoleão.  Somos herdeiros de uma legítima  capitania hereditária, de uma terra  que  passa de pai para filho e,  pra onde quer que vá, coloca um punhado do chão no coração e leva consigo como um relicário.

Lá  no  meu pago os inimigos são declarados e as armas são iguais. É onde os rivais brigam sem que ninguém de fora esteja autorizado a entrar na peleja,  mas também se unem e se defendem mutuamente quando é preciso, como fazem os legítimos irmãos. 

Rio Grande do Sul, filho rebelde do sofrido e também  honroso Brasil, obrigada por fazer de ti  meu esteio e minha  pátria.

“Entre nós reviva Atenas
para assombro dos tiranos
Sejamos gregos na glória
e na virtude, romanos”

*  *



foto: goole

Nenhum comentário: