terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Reta de partida e de chegada.





Essa época do ano é contraditória. Quem teve um bom ano fica triste por ele estar indo, quem teve um ano ruim dá graças a Deus que o fim chegou. Mas todos compactuam da ideia de que algo reinicia. Como eu chamo, o tal “delírio coletivo” de que o tempo se recicla. O tempo não se recicla, mas as nossas vidas sim.

O ser humano sempre busca um bom pretexto para fazer as coisas ou deixar de fazê-las. Precisa de algo que motive à mudança ou a tomar atitude. Dietas nas segundas-feiras, orgias pesam menos na consciência se feitas durante o carnaval, perdões são propícios nos Natais. Mas se quiseres cumular tudo, tens que escolher o início do ano. Esta é a data das mudanças, da renovação.
Eu me aproveito dessa época para fazer meus planos, traçar os novos rumos. Confesso que nem sempre dão certo. Muitos projetos se perdem em meados de janeiro... mas uma boa parte se salva e com alguns arranhões chegam ao final do ano com sucesso.

Hoje o blog faz 1 ano de vida. Ele é um desses exemplos. Há muito tempo queria publicar meus textos, mas tinha receio, vergonha... travas. Tive algumas tentativas frustradas que não sobreviveram a uma única postagem. Até que, em meio a uma correria, me sentei no último dia de 2007 num computador que estava à mão e criei o "Ostracismo Voluntário". Escrevi naquela hora para ter o impulso e a meta de continuar a escrever durante o ano.

A partir daquele dia estava criada a meta: ter um blog, escrever e publicar meus textos. O nome da primeira postagem foi "Fim!" Decidi começar  já acabando pois se não vingasse já estaria completado o ciclo de ser blogueira. Ao mesmo tempo essa despretensiosidade me livraria do fardo da obrigação e expectativa que tolhe a inspiração e a mata os sonhos, porém, dava o afã de voltar a escrever meus reinícios. Esses acontecem a cada novo ano, a cada assoprar de velas, a cada amanhecer, a cada segundo, a cada final de namoro, a cada despedida de emprego ou de amigo. O fim sempre é um começo e enseja novas metas, ara a terra fértil para plantar novos sonhos e colher deliciosas realidades.

O Ser Humano precisa disso, de um objetivo. Pode ser adquirir algum bem ou encontrar o verdadeiro amor, mas todos precisamos de algo que nos faça acordar e vencer um dia. Por mais que adote a filosofia do “carpe diem”, nós vivemos para o amanhã. Nosso dia de hoje está apontado lá adiante. Vamos ao mercado fazer compras para comer nos dias que virão, estudamos para usar o conhecimento no futuro, para passar num concurso, para galgar o emprego almejado; trabalhamos para termos dinheiro para fazer a viagem dos sonhos, para termos filhos, para comprar “o carro”.

 Pode ser a longo ou curto prazo, mas temos sempre algum objetivo, e é ele quem engrena a máquina da vida, por ele nos colocamos a correr. São os sonhos e metas que nos mantêm sãos. Quando agimos para alcançá-los estamos bem, quando conduzimos nossa vida contra os nossos sonhos e metas, nos sentimos frustrados, perdidos. São eles que nos guiam e fazem nosso caminho.

Já que estamos na data certa, vamos repensar nossos objetivos, nossas rotas. Vamos criar metas reais, fazer planos com margem para os tropeços e flexíveis para que se adaptem aos ventos que virão. Crie metas para conseguir os objetivos, mas também metas para moldar a si mesmo. Tentar mudar hábitos ruins, neutralizar defeitos, dirimir conflitos internos.

Hoje, almeje mudar tudo o que quiser, alcançar tudo que desejas. Desejos grandes ou pequenos . Não importa se daqui alguns dias alguns se perderão no caminho, o certo é que sempre haverá alguns que chegarão incólumes e vencedores no final, assim como essas palavras aqui escritas que, mesmo entre cacófatos, vírgulas perdidas, pleonasmos, desencontros entre mesóclises e ênclises, chegaram vencedoras e imperiosas ao seu destino, aos teus olhos. 
*
Obrigada aos meus queridos leitores que me impulsionam a escrever para amanhã, 31 de dezembro de 2008.

Desejo um 2009 cheio de objetivos vencedores!

5 comentários:

Feche a porta ao entrar disse...

O ser humano necessita de uma mola propulsora para existir ou mesmo para se sentir existente; sendo assim algumas vezes temos sonhos e objetivos, que independente do grau de dificuldade de sua obtenção, é o nosso leit motiv, não importando se é a solução da fome das crianças no Nepal ou o carro dos sonhos exposto nas lojas das avenidas nobres das grandes cidades.

Anônimo disse...

Adorei o texto de ano novo, sabia que não ias decepcionar teus leitores, rsrsrs... Sei que a época é propícia para balanços, metas e mudanças, apenas não podemos nos esquecer que um ano é muito tempo, e o tempo passa tão rápido... Com certeza pessoas de sucesso têm esta vontade de lutar por seus objetivos diariamente. Essa é a minha simples contribuição aos leitores.
Desejo a todos um 2009 iluminado, cheio de realizações!!!
E à minha amiga blogueira, tudo de bom e muita inspiração para os textos do próximo ano continuarem confortando corações ou até mesmo puxando orelhas... o importante é poder parar para pensar e não deixar a rotina guiar destinos.
Paloma.

Anônimo disse...

Muito bom o texto minha madrinha. Palavras reflexivas e animadoras. Pois que venha o 2009. Abraços. Jrmateador

Anônimo disse...

Obrigada! Carolina

Unknown disse...

Parabéns pelos textos Bine, estão lindos!!! A tua veia literária cada vez floresce mais e conquista mais admiradores :)
beijoks!